O jornalismo digital quebrou certos paradigmas existentes nos jornais, mudando não somente o jeito de produção, mas também o modo de consumir a informação. Neste formato, a informação passou a ser mais rápida, eficaz e com a possibilidade do leitor fazer uma leitura linear.
O web jornalismo proporciona ao internauta condições especiais de interagir com o emissor da mensagem e com as fontes, podendo redirecionar a informação segundo seus interesses, além de poder acessar diversos dados e ficar mais atualizado. Dentro de determinadas matérias, existe uma série de opções de links que levam o leitor a continuidade da leitura e dados retroativos.
O inicio do jornalismo digital, implicou muito na vida cotidiana das pessoas, os costumes passaram a ser outros, a facilidade e a rapidez da informação passaram a ser prioridade no mundo de hoje.
Em entrevista com a autora do livro Jornalismo Digital, Pollyana Ferrari, ela afirmou que fica “muito feliz que jornalismo digital tenha virado referência e tenha sido adotado em todos os cursos de jornalismo do país. Já participei de mais de 100 monografias e teses sobre jornalismo. É muito gratificante para uma jornalista/pesquisadora como eu ver que posso ajudar a mudar o conceito de jornalismo digital neste país.” Ela também afirmou que “a web amadureceu, a blogosfera explodiu, isso não tínhamos em 2004. As redes sociais, tema do meu doutorado, praticamente estavam nascendo com o crescimento do Google e Orkut.”
A autora fala da importância de se ter um blog, ela considera fundamental, não só para treinar mas, sim criar um hábito diário de se reciclar e navegar. Ferrari diz que o primeiro passo para entender a blogosfera é navegar muito.
O profissional de jornalismo multimídia é muito procurado pelas agências de jornais, principalmente online, devido a alta mobilidade apresentada nesta nova vertente, visto que com ela, existe a possibilidade de enviar matéria, via web, de qualquer lugar do mundo, sendo necessário apenas possuir uma conexão para transferir os dados para a redação. Afinal de contas o jornalista é jornalista em todo momento.
Leia mais :
Um comentário:
Muito bom esta reportagem, é fundamental ter uma mente visionária a fim de determinar o potencial de da informatica no mundo digital.
Com certeza uma otima oportunidade de campo para os profissionais de comunicação.
bjao.
Jean Teles
Postar um comentário